quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Release Biografia

Formação - Bruno Kayapy (guitarra), Ynaiã Benthroldo (batera) e Ney Hugo (baixo).

Ano da formação - 2004

Homepage: www.myspace.com.br/macacobong/ www.fotolog.com/macacobong

Sobre a música - Baseado na desconstrução dos arranjos da música popular em seus formatos convencionais e aliada à linguagem das harmonias tradicionais da música brasileira com jazz/fusion/pop e etc, o Macaco Bong busca nunca concretizar rótulos relativos às variedades nas vertentes dos gêneros musicais em suas composições. Tudo isso aplicado tanto na estética quanto no conteúdo do rock’n’roll.

Principais Shows já realizados - Em 2006 - Grito Rock Cuiabá (MT), Festival Calango (MT), Goiânia Noise Festival (GO), MADA Festival (RN), Primeiro Campeonato Mineiro de Surf (MG), PMW Festival(TO), Festival Varadouro (AC), Festival Jambolada(MG), Festival Demosul (PR), Vaca Amarela Festival (GO), além de shows nas principais casas noturnas de SP: Outs Bar, Milo Garage, Satva Bar, Casa Belfiori, Funhouse, Studio SP e Oásis Bar.

Em 2007 - Grito Rock Cuiabá(MT), Rec Beat (PE), Festival Fora do Eixo (SP), Festival Calango(MT), Porão do Rock(DF), Se Rasgum(PA), Goiânia Noise(GO) e Goiaba Rock Festival (GO).

Em 2008 - Festival Humaitá Pra Peixe (RJ), Grito Rock SP, Virada Cultural Paulistana (Palco Abrafin), Festival Casarão (RO), Festival Eletrônika(MG), Festival Quebramar (AP), Brasil Central Music (GO), Fogo no Cerrrado (MS), Festival Dosol (RN), Festival Contato (SP), Festival Mundo (PB), El Mapa de Todos (DF). Participou também do projeto Cuyabá Sinfônica com a Orquestra Sinfônica do estado de Mato Grosso, realizou um show no Sesc SP Vila Mariana; Noites Demosul (PR), BNB Instrumental (CE) . Fez ainda uma tour pelo interior do estado de São Paulo, se apresentando em onze cidades. No final de 2008 fez dois shows realizados no Festival Pop Montreal, no Canadá.

Em 2009 - Já em janeiro de 2009, realizou uma mini tour em Rondônia, passando pelas cidades de Ji-Paraná e Porto Velho, se apresentou no Grito Rock Cuiabá, realizou shows em São Paulo, convidada pela banda instrumental Pata de Elefante no Rumos Convida, do Itaú Cultural. Realizou show no evento Móveis Convida, organizada pela banda candanga Móveis Coloniais de Acaju em Brasília e Goiânia, se apresentou na Virada Cultural no estado de São Paulo em três cidades: na capital (Palco Instrumental), Franca e Ribeirão Preto, a convite do governo do estado. Se apresentou também no Festival Tendencies(TO), Conexão Vivo(MG) e realizou seis shows em Buenos Aires (Arg) incluindo o Festival Ciudade Emergent, organizado pela prefeitura. Em Cuiabá, participou do lançamento do Projeto Música do Mato, que tem o intuito de difundir a música matogrossense em suas diferentes estéticas. Em julho, o Macaco se apresentou no Festival Escambo, em Sabará(MG), realizando também oficinas de sonorização, roadie, e de ações digitais colaborativas. Outra ação foi o debate e a apresentação realizados na quinta edição do Roraima Sesc Fest Rock, em Boa Vista(RR).

O Macaco Bong é integrante do Música do Mato, projeto de exportação da música matogrossense que tem como proposta mostrar a diversidade musical que existe dentro do estado de Mato Grosso. O grupo é formado também por Paulo Monarco, Linha Dura, e Rodrigo Farinha. Jazz, hip hop e a música negra em geral, rock instrumental, MPB, música eletrônica e cultura popular matogrossense. Com o grupo, o Macaco Bong realizou uma turnê passando por Inhumas(GO), Pirinópolis(GO), Uberlândia(MG), Fortaleza(CE, Feira da Música), Natal(RN), João Pessoa(PB), Recife(PE) e Vitória da Conquista(BA).

Críticas e prêmios

- Uma das bandas apontadas como uma das grandes promessas para 2007 pela Revista Bizz;

- Em 2008 o Macaco Bong foi apontado como aposta da Revista Bravo;

- Foi apontado pelo Myspace como uma das 10 bandas que "vão dar o que falar" em 2008;

- Concorreu ao Prêmio Hell City da Música Independente Matogrossense em nove categorias (2008), sendo vencedora em duas delas: guitarrista e baterista. Na edição 2009, foi vencedor do Prêmio de Banda do Ano.

- Em 2009, a primeira edição do ano da Rolling Stone brasileira selecionou o disco da banda como o melhor álbum do ano, à frente de artistas conhecidos como Ney Matogrosso, Lenine, Marcelo D2, Marcelo Camelo, entre outros. A música Amendoim também foi escolhida como a quinta melhor música do ano na mesma revista.

- O disco e o show da banda foram citados em dezenas de listas de melhores por todo o país;

- Isso além da aparição em outra coletânea de Senhor F, a “11 Temas”, conta com grupos do México, Portugal, Peru, Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Por conta de trabalhos assim, o Macaco Bong foi citado como “Revelação” na Rolling Stone Argentina, pelo show no El Mapa de Todos.

- A banda ainda concorreu em outras listas de melhores de veículos grandes, como MTV.

- A banda está concorrendo Video Music Brasil (MTV) 2009, na categoria instrumental.

O Disco - O álbum lançado em 2008 leva o título de “Artista Igual Pedreiro”, fazendo alusão à lógica que a banda segue de ter a música como mais um elemento do trabalho cotidiano, em detrimento da lógica do “artista iluminado” e superior aos demais seres humanos. O lançamento ocorreu no dia 8 de maio de 2008, em Goiânia(GO).

O álbum foi lançado também no formato virtual, através da parceria com a TramaVirtual. “Artista Igual Pedreiro” está inserido no projeto “Álbum Virtual”, a segunda etapa do Download Remunerado. Através desse trabalho, a TramaVirtual distribui música gratuitamente, porém remunerando o artista, se capitalizando através de parceria com a iniciativa privada. O primeiro lançamento foi o álbum Danç-êh-sá Ao Vivo, de Tom Zé, seguido por Artista Igual Pedreiro, do Macaco Bong, Donkey (Cansei de Ser Sexy) e Chapter 9 (Ed Motta). Em 2009, o disco foi lançado também na Argentina pelo selo Scatter Records.

Videoclipes - Recentemente o videoclipe da música Shift foi vencedor do Festival de Cinema de Alta Floresta(MT), na categoria videoclipe. O vídeo foi feito durante a segunda edição da Semana do Audiovisual, uma ação da Próxima Cena, frente gestora responsável pelo audiovisual na estrutura do Instituto Cultural Espaço Cubo. O clipe foi construído coletivamente com os alunos da oficina ministrada pelo vídeomaker Christian Caselli.

Outro videoclipe é Noise James, dirigido por Otávio Pacheco, e feito na técnica do stop motion, que consiste em unir fotografias seqüenciadas, formando imagens. O clipe mescla imagens da banda em ensaios e shows com imagens da paisagem urbana de São Paulo. O mesmo está na programação da MTV.

veja - http://www.youtube.com/watch?v=4XAgg7cvj6o

Espaço Cubo - Os Bongs fazem parte do Instituto Cultural Espaço Cubo, realizando trabalhos de produção musical, assessoria de comunicação e distribuição, além de co-realizarem eventos e festivais, como o Calango, Grito Rock, Semana da Música e Semana do Audiovisual, produções que impulsionam a cadeia produtiva, tanto local, quanto nacional dentro do Circuito Fora do Eixo.

VERBETE

Macaco Bong é um power trio de Cuiabá (MT), nascido em 2004. A banda é um dos programas do Instituto Cultural Espaço Cubo, e baseia-se na desconstrução dos arranjos da música popular em seus formatos convencionais e aliada à linguagem das harmonias tradicionais da música brasileira com jazz/fusion/pop e etc. Já circulou os principais festivais de música do Brasil (além de Argentina e Canadá), e teve seu cd Artista Igual Pedreiro eleito o melhor de 2008 pela revista Rolling Stone Brasil.

Um comentário:

  1. Macaco Bong... fazia tempo que a minha adrenalina não se alterava ao ouvir uma boa música...
    Vocês são bons pra caralho... sou um fã de vocês... Porto Alegre RS vocês tem que vir...
    Vida longa porra.... vocês são muito bons...
    Parabéns...
    Leandro Pacheco

    ResponderExcluir